Quatro Anos São Suficientes?

Em mais um post sobre política quero falar sobre o fator tempo de governo. Qualquer um que já tenha jogado “sim city” e jogos do mesmo estilo já deve ter percebido o quão pouco se faz em 4 anos, as cidades demoram séculos para ficar do jeito que você quer; e jogos são simplificações enormes, a realidade é bem mais complicada. Nosso penúltimo presidente conseguiu criar a possibilidade de estender o período por mais 4 anos, mas só passando novamente por uma eleição. Nosso último presidente dizia que não se interessava tanto em reeleição, mas que gostaria de um mandato de 5 anos. Projetos realmente de longo prazo, que visão definir a direção a ser seguida por um país, não podem ser concluídos em 4 ou 5 anos, são projetos de séculos. Projetos de séculos não geram popularidade para o governante em 4 anos, (as pessoas querem soluções imediatas) como eles precisam dessa popularidade nem se preocupam com esses projetos e, mesmo que se preocupassem, seriam substituídos por outro em 4 anos e seus projetos seriam abandonados.

Eliminamos a monarquia, derrotamos o império, mas não copiamos o que ele tinha de bom. Um rei governa até morrer, não tem jeito de ser mais longo prazo do que isso. Ainda mais que isso, um príncipe é príncipe desde que nasce, ele tem tempo suficiente para se inteirar dos planos de governo de seu pai, aprender, discutir mudanças no plano, e finalmente ser coroado já sabendo e fazendo o que deve ser feito. Por outro lado, um rei que governe mal também é rei até morrer, esse é o perigo do império. Então como resolver?

Minha sugestão é só um primeiro passo em busca do equilíbrio que ainda precisaria ser bastante reajustada para chegar ao status de solução. Minha sugestão é que não elejamos nossos governantes, mas sim nossos vices. O vice ficaria então um mandato fazendo uma espécie de estágio com o governante, conhecendo e discutindo todos os planos do governo. Depois de um mandato o governante sai e o vice assume, então elegemos um outro vice que até poderia ser o governante que acabou de sair. Dessa forma cada um teria pelo menos dois mandatos para discutir e implementar seus próprios planos e, as rupturas das transições de mandatos desapareceriam já que o novo governante participou do último mandato. Quanto ao período de um mandato, poderia continuar 4 anos mesmo.

Anúncios

Sobre birutaibm

Estudo ocultismo desde os 14 anos de idade, fui iniciado DeMolay aos 17, estou me preparando para entrar para FRA (uma fraternidade rosacruz). Sou graduado em Informática Biomédica, mestre em Física Aplicada a Medicina e Biologia (mais computação que física mesmo), doutorando na mesma área. Meu perfil no Modelo de Myers-Briggs é INTJ (fiz dois testes diferentes e o resultado foi esse em ambos). Enfim ainda não sei muito sobre mim.
Esse post foi publicado em política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s