Ciência e Espiritismo

Depois de escrever um post onde contrario ao mesmo tempo tanto os cientistas espiritas como os não espiritas, fiquei sabendo de um artigo científico estudando o cérebro de médiuns durante a psicografia. Gostaria de compartilhar com meus leitores dois post de outros blogs que falam sobre esse artigo:

Não farei comentários sobre nenhum deles, mas da dupla podemos perceber o quanto temos tendência de ler as coisas de forma que elas confirmem nossas crenças prévias. Um mesmo artigo com duas interpretações quase opostas, só porque foram lidos por pessoas de crenças quase opostas (na verdade não lido, pois o primeiro é tradução dos comentários de outra pessoa e o segundo apresenta como referência uma reportagem sobre o artigo). Além disso podemos ver como cada um chama a atenção para um ponto diferente (o primeiro para a comparação entre médiuns iniciantes e experientes e o segundo para a comparação entre escrita com e sem psicografia), quase não tocando no ponto que o outro chama a atenção.

Leiam os posts, se tiverem facilidade com o inglês leiam o artigo publicado, e tirem suas próprias conclusões. Da minha parte acho que existem muito mais tons de cinza entre esse branco e preto, mas fico feliz que a ciência começa a estudar fenômenos que até então só se acreditava ou não acreditava.

Anúncios

Sobre birutaibm

Estudo ocultismo desde os 14 anos de idade, fui iniciado DeMolay aos 17, estou me preparando para entrar para FRA (uma fraternidade rosacruz). Sou graduado em Informática Biomédica, mestre em Física Aplicada a Medicina e Biologia (mais computação que física mesmo), doutorando na mesma área. Meu perfil no Modelo de Myers-Briggs é INTJ (fiz dois testes diferentes e o resultado foi esse em ambos). Enfim ainda não sei muito sobre mim.
Esse post foi publicado em ocultismo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s