Capitalismo III

Preço Justo

É comum ouvirmos por aí que a gasolina está cara (entre outros produtos, não importa qual seja o preço), mas me pergunto se as pessoas realmente acham caro? Qual seria o preço justo? Como poderíamos determinar esse valor? Na verdade nossa sociedade já resolveu esse problema. A coisa funciona assim:

Fulano oferece um produto por um preço; quem achar barato compra, quem achar caro não compra; Fulano entende o recado, se tiver mais gente comprando do que não comprando o produto está barato, senão o produto está caro; Fulano reajusta o preço de acordo com o recado passado pela população compradora. Ou seja, sempre que alguém compra um produto (ou serviço) está dizendo com atos que está barato, não importa o que esteja dizendo com palavras.

Por outro lado, na ponta vendedora funciona ao contrário: Ciclano oferece uma quantia de dinheiro por um produto; quem achar a quantia alta vende, quem achar baixa não vende; Ciclano entende o recado, se tiver mais gente vendendo do que não vendendo ele está oferecendo muito pelo produto, senão está oferecendo pouco; Ciclano altera a sua oferta de acordo com o recado da população vendedora. Ou seja, sempre que alguém vende um produto (ou serviço) está dizendo com atos que está caro, não importa o que esteja dizendo com palavras.

Essas regras definem o que se chama por aí “lei da oferta e demanda”. Como vocês podem perceber pelas regras que a definem, para um dado produto ou serviço só existem duas soluções possíveis: compradores concordam que está barato o suficiente e vendedores que está caro o suficiente, ou o produto/serviço deixa de existir (ser comercializado). Portanto, se um produto está sendo comercializado o preço dele é justo (ou pelo menos seria assim se não houvesse interferência de governos)!

Anúncios

Sobre birutaibm

Estudo ocultismo desde os 14 anos de idade, fui iniciado DeMolay aos 17, estou me preparando para entrar para FRA (uma fraternidade rosacruz). Sou graduado em Informática Biomédica, mestre em Física Aplicada a Medicina e Biologia (mais computação que física mesmo), doutorando na mesma área. Meu perfil no Modelo de Myers-Briggs é INTJ (fiz dois testes diferentes e o resultado foi esse em ambos). Enfim ainda não sei muito sobre mim.
Esse post foi publicado em finanças, política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s