Capitalismo I

Por que o capitalismo é bom?

Em um passado muito distante (não, não é tão distante como você imaginou, menos de um milênio atras) o mundo era dividido entre os nobres e os pobres. Era tudo muito organizado, os nobres eram donos de tudo e os pobres cultivavam as terras dos nobres, produzindo alimento para eles mesmos e para os donos das terras. Um mundo perfeito, não é mesmo?

Não? Ah é, só tinha um pequeno problema: o grupo ao qual cada um pertencia era definido no momento do nascimento e continuava aquele por toda a vida. Os nobres podiam gastar a vontade, pois sempre haveria de onde tirar mais. Os camponeses, por outro lado, podiam produzir o quanto quisessem que nunca se tornariam nobres. Então começa a surgir um novo sistema para substituir o feudalismo atual: o capitalismo.

Uma vez concretizada essa mudança, as pessoas concordaram em medir o merecimento de cada um através de um objeto misterioso chamado dinheiro (no inicio não era tão misterioso, mas depois que ele perdeu qualquer lastro material se tornou uma coisa bem esquisita). A coisa funciona assim: quanto mais você trabalha para a sociedade e quanto mais o seu trabalho é importante para ela, mais dinheiro você ganha (portanto quanto mais dinheiro você tem mais importante para sociedade você é), e quanto mais dinheiro você tem, mais nobre e menos pobre você se torna.

Se você for pobre não critique o capitalismo, ele é o meio que te permite subir de classe pelo seu próprio esforço e não por sorte de nascimento. Se você for rico não venere o capitalismo, ele é o meio que permite te derrubar se você não tiver competência para ser rico.

Mas claro que o capitalismo não é o sistema perfeito, semana que vem, na segunda parte o post, eu falo onde está o erro entre a ideologia e sua implementação e o que eu acho que deveria ser feito para torná-lo mais próximo do que foi idealizado, de qualquer forma já está melhor do que o sistema anterior.

Anúncios

Sobre birutaibm

Estudo ocultismo desde os 14 anos de idade, fui iniciado DeMolay aos 17, estou me preparando para entrar para FRA (uma fraternidade rosacruz). Sou graduado em Informática Biomédica, mestre em Física Aplicada a Medicina e Biologia (mais computação que física mesmo), doutorando na mesma área. Meu perfil no Modelo de Myers-Briggs é INTJ (fiz dois testes diferentes e o resultado foi esse em ambos). Enfim ainda não sei muito sobre mim.
Esse post foi publicado em finanças, política. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Capitalismo I

  1. Pingback: Capitalismo II | Idéia Biruta

  2. Pingback: Links Mayhem – Até Novembro/2012 | Teoria da Conspiração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s