Os Quatro Elementos

Em um post antigo (sobre a suástica) eu falo brevemente sobre os quatro elementos, mas talvez tenha parecido um pouco cópia de informação pronta, então vamos ver um pouco de interpretação.

A primeira coisa que me chama a atenção é que quando se fala no elemento água, ele não pode ser exclusivamente o nosso conhecido H2O já que ficaria inconsistente com os outros elementos que não podem ser mapeados para um único elemento químico. Me parece bem mais provável que os elementos se refiram a “estados da matéria” (terra = sólido, água = liquido e ar = gasoso), coloco entre aspas por que o fogo não se encaixa aí. O fogo seria o “estado da não-matéria”, afinal o que é fisicamente o fogo? Ele não é matéria em nenhum desses estados, é simplesmente energia, percebido pela luz (onda e não matéria) e o calor (energia térmica). Agora não parece tão absurdo dizer que tudo no universo é composto por esses quatro elementos, não é mesmo?

Daí para os significados que coloquei no outro post é só uma questão de analogias. A terra é a matéria densa, pesada, grosseira, rígida; então pode ser utilizada para representar elementos materiais, palpáveis, como nosso corpo. O fogo, por outro lado, por ser energia (capacidade de produzir trabalho) pode ser interpretado como aquilo que nos move, nossos desejos, vontades, impulsos, disposição, todo sentimento que gera ação. O ar é leve, rápido, pode alcançar qualquer lugar passando por brechas minusculas, não pode ser extinguido nem aprisionado, assim como os pensamentos. A água as vezes se confunde um pouco com o ar, outras vezes se confunde com a terra, não é tão rápida como um, mas nem tão rígida como o outro, assim como os sentimentos quando comparados aos pensamentos e ao corpo.

Para finalizar quero deixar uma tarefa para vocês, pesquisem a origem da palavra espirito e utilizando o que eu falo sobre o ar comparem com a ideia de espirito que desenvolvi nesse blog. Depois me digam se o ocultismo é um conjunto de conceitos desconexos ou se parece existir um corpo onde eles se encontram.

Sobre birutaibm

Estudo ocultismo desde os 14 anos de idade, fui iniciado DeMolay aos 17, estou me preparando para entrar para FRA (uma fraternidade rosacruz). Sou graduado em Informática Biomédica, mestre em Física Aplicada a Medicina e Biologia (mais computação que física mesmo), doutorando na mesma área. Meu perfil no Modelo de Myers-Briggs é INTJ (fiz dois testes diferentes e o resultado foi esse em ambos). Enfim ainda não sei muito sobre mim.
Esse post foi publicado em ocultismo. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Os Quatro Elementos

  1. Pingback: Entendendo os Signos do Zodíaco | Idéia Biruta

  2. Pingback: Links Mayhem – até Outubro/2012 | Teoria da Conspiração

Deixe um comentário

