Espiritismo é Ciência?

No assunto ocultismo venho falando de espíritos (ou entidades, ou coisas imateriais) há algum tempo e não poderia deixar de citar em algum momento o tal do espiritismo. Ao falar do espiritismo, principalmente em um meio cientifico, é inevitável a discussão sobre ele ser ou não uma ciência. A primeira coisa a esclarecer é que Kardec não era um médium como alguns acreditam, ele era um cientista (da área de humanas) que investigou supostas comunicações com entidades imateriais. Outro ponto é que a história de tais comunicações se perde no nosso passado, podendo ser inclusive a fonte de todas as religiões e mitologias, não foi algo criado por ele.

O método de estudo que ele utilizou foi o único possível em uma fase prematura do desenvolvimento de um assunto novo: sair a campo e coletar informações e relatos. “Bem, mas se é só um monte de relatos, pode muito bem ser invenção das pessoas, né?” Claro que sim, mas essa simples coleta de relatos pode ser chamada de estudo científico a respeito das crenças das pessoas de uma época. Se tivesse parado por aí não seria algo tão polêmico e intrigante como é. O problema é que certos padrões de mensagens foram encontrados; pessoas que não se conheciam, separadas geograficamente, em uma era pré-internet, de repente teriam crenças parecidas. No mínimo um achado interessante, talvez um indicio de existência de alguma estrutura mental compartilhada por todos.

“Que seja, mas isso não significa que os relatos sejam verdadeiros.” Aqui encontramos o ponto de quebra. Só tem um jeito de ter certeza se o que os espíritos nos dizem é verdade: morrer! Infelizmente se você fizer isso e descobrir que é verdade, não poderá contar para ninguém, já que nessa situação você será só um espírito como tantos outros que supostamente já tentaram contar (E se não for verdade, você nem vai descobrir, já que deixará de existir ao morrer). Então essa questão se torna uma questão de acreditar ou não. No máximo você pode analisar de forma lógica as afirmações feitas por espíritos ou mesmo testá-las empiricamente, da mesma forma que você faria se fossem ditas por um vivo; mas independente da sua conclusão quanto a afirmação, a origem dela continua sendo desconhecida.

Embora eu tenha dito que não dá para ter certeza quanto a existência dos espíritos, ainda podemos procurar de forma científica algumas pistas. Se o estilo literário de um texto é muito mais próximo do estilo de determinada pessoas falecida do que do estilo do médium que o escreveu, temos algo interessante. Se isso ocorre com mais de um médium (para um mesmo falecido) isso fica mais intrigante. Se contiver informações que só o falecido poderia saber, começa a chamar a atenção. Se a letra é parecida com a do falecido, mais ainda.

“Mas afinal, espiritismo é ou não ciência?” Como de costume a resposta padrão é: depende! Se você acredita na existência de espíritos, então a resposta para você é que o espiritismo não é uma ciência! Se você acredita na inexistência de espíritos, então a resposta para você é, novamente, que o espiritismo não é uma ciência! Mas se você não sabe se eles existem, tem interesse em tentar chegar mais perto de saber, e pesquisa o assunto em busca disso, então para você sim, espiritismo é uma ciência!

Generalizando a resposta, a única maneira, no meu ponto de vista, de separar o que é do que não é ciência, não é pelo assunto, mas sim pela forma como você se relaciona com ele!

Anúncios

Sobre birutaibm

Estudo ocultismo desde os 14 anos de idade, fui iniciado DeMolay aos 17, estou me preparando para entrar para FRA (uma fraternidade rosacruz). Sou graduado em Informática Biomédica, mestre em Física Aplicada a Medicina e Biologia (mais computação que física mesmo), doutorando na mesma área. Meu perfil no Modelo de Myers-Briggs é INTJ (fiz dois testes diferentes e o resultado foi esse em ambos). Enfim ainda não sei muito sobre mim.
Esse post foi publicado em ocultismo. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Espiritismo é Ciência?

  1. Pingback: Ciência e Espiritismo | Idéia Biruta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s