Iniciante na Bolsa

Primeiramente quero avisar que esse post não tem nada a ver com os assuntos que normalmente trato por aqui. Estou começando a investir em ações e quero compartilhar minha experiência de primeiro dia. Então se você não se interessa por bolsa talvez não encontre nada de útil nesse post.

Depois de muito reclamar de taxas de corretagem e coisas do gênero, finalmente resolvi encarar e abri minha conta em uma corretora. Transferi para lá uma quantia que tinha parada na minha conta-corrente, conferi se estava tudo certo e fui para o home-broker. Comecei bem, comprei o que estava planejado, no final do dia a ação tinha caído, mas a intensão é longo prazo, então nada para se preocupar. Ainda assim teve aprendizado nessa operação: descobri que compras feitas pelo fracionário demoram bem mais para ser executadas do que lote inteiro.

A próxima coisa que aprendi foi que eu não deveria ter ficado olhando para o home-broker. Achava lorota todo aquele papo de emocional influenciando, pensava “pode ser com os outros, mas eu sou metódico demais para sofrer essa influência”. Estava enganado. Para aproveitar o período de corretagem grátis que a corretora me deu, montei um setup para intraday de ultima hora, testei com uma única ação em um único dia, funcionou bem e eu achei que estava bom o suficiente. Comprei no topo. Mudei o setup no meio da operação. Me peguei várias vezes torcendo para subir. Enfim, fiz tudo que não acreditava que faria. Ela andou de lado um bom tempo. Finalmente recebi o stop com prejuízo de R$ 8,00. Sai e só voltei para olhar o que aconteceu depois do pregão fechado, se eu tivesse seguido plano inicial teria tido lucro.

No final não foi uma perda tão grande. Acho que saiu até barato para aprender a usar a ferramenta e principalmente aprender a sempre seguir a estratégia que estava planejada e sempre planeja-lá fora do horário de operações. Como eu disse na descrição do meu perfil aqui no blog, ainda não sei muito sobre mim…

Sobre birutaibm

Estudo ocultismo desde os 14 anos de idade, fui iniciado DeMolay aos 17, estou me preparando para entrar para FRA (uma fraternidade rosacruz). Sou graduado em Informática Biomédica, mestre em Física Aplicada a Medicina e Biologia (mais computação que física mesmo), doutorando na mesma área. Meu perfil no Modelo de Myers-Briggs é INTJ (fiz dois testes diferentes e o resultado foi esse em ambos). Enfim ainda não sei muito sobre mim.
Esse post foi publicado em finanças. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

