Quem é o Racional?

Em uma visita ao facebook encontrei por uma longa cadeia de compartilhamentos a imagem e texto a seguir:

DURANTE UMA TOURADA O TOUREIRO SENTIU-SE MAL, TEVE TONTURAS E PRECISOU SENTAR-SE. ANTES QUE ALGUÉM INTERFERISSE, O TOURO, QUE ESTAVA SENDO AGREDIDO PELO TOUREIRO NESSE ESPETÁCULO QUE SERVE PARA ENCHER OS BOLSOS A CASTAS PRIVILEGIADAS, APIEDOU-SE DO HOMEM, PAROU DIANTE DELE E, PARA SURPRESA GERAL, SIMPLESMENTE FICOU A OLHAR PARA ELE.
O TOURO, COMO QUE SENTINDO O PROBLEMA, FOI SOLIDÁRIO E FICOU AO LADO DESSE HOMEM, SEM NENHUMA REAÇÃO DE VIOLÊNCIA. NORMALMENTE UM SER HUMANO, NUMA SITUAÇÃO DESSAS TERIA REAGIDO DE FORMA DIFERENTE. OBSERVE QUE O ANIMAL JÁ TINHA RECEBIDO DIVERSAS FARPAS NO DORSO. Eu (Barra da Costa) pergunto: – AFINAL, QUEM É O ANIMAL?!

Dentre os comentários ao post alguém diz ser uma noticia falsa e que isso faz parte do show, nunca assisti uma tourada, então não julgarei se a noticia é real ou não. Considerando que fosse real, outro comentário responde que ambos são animais (o que está correto já que o ser humano pertence ao grupo dos animais na divisão dos seres vivos que define tal grupo) e acrescenta que seria o ser humano o único animal racional, mas que no caso parece que o racional é o touro. Mas será mesmo?

Sem apelar para a esfera emocional/sentimental, existe alguma razão para o homem não usar o touro como ele usa e alguma razão para o touro não atacar o homem na situação da foto? O ser humano não sofre nenhum prejuízo por fazer isso com o touro, além disso ganha visibilidade, o que na teoria evolucionista aumentaria seu sucesso reprodutivo sendo o comportamento mais esperado em uma analise fria e totalmente racional de custo-beneficio. Por outro lado, ao touro o comportamento mais racional seria de se livrar do seu agressor assim que tivesse a chance, por tanto atacá-lo.

Embora eu ache a afirmação de que o homem é o único animal racional um tanto forte, nesse caso e se ele for verdadeiro, é exatamente isso que está sendo mostrado. E por quê temos a impressão de ser o contrário? Primeiro por que temos a tendencia de julgar as coisas como sendo naturalmente boas ou más. E segundo por quê temos a crença de que tudo que é bom é racional e tudo que é mal é instintivo/emocional.

Anúncios

Sobre birutaibm

Estudo ocultismo desde os 14 anos de idade, fui iniciado DeMolay aos 17, estou me preparando para entrar para FRA (uma fraternidade rosacruz). Sou graduado em Informática Biomédica, mestre em Física Aplicada a Medicina e Biologia (mais computação que física mesmo), doutorando na mesma área. Meu perfil no Modelo de Myers-Briggs é INTJ (fiz dois testes diferentes e o resultado foi esse em ambos). Enfim ainda não sei muito sobre mim.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s