Somos escravos de nossos genes/memes?

Já disse que Richard Dawkins tem um entendimento daquilo chamamos de forma-pensamento ou de egrégora, mas o que eu não disse na ocasião é que ele alega que você seria escravo de seus genes e memes. O que os ocultistas tem a dizer sobre isso? Segundo aqueles que estudam o espiritualismo, estaria o grande ícone do ateísmo moderno certo nesse ponto?

A resposta como de costume é: depende. Mas depende de que? Depende do que você entende pelo termo “você”. Se você entende que esse termo se refere a um pedaço de matéria composto de carne, ossos e mais alguns elementos puramente materiais; então a resposta é sim “você” é escravo de seus genes e memes. Acontece que os ocultistas entendem o termo “você” como se referindo a “um pensamento encarnado”, dessa forma não é “você” que é escravo dos seus genes e memes, mas sim o seu corpo é escravo de “você” mesmo.

Lembrem-se do que eu disse quando apresentei a idéia de memes: meme é um termo aceito no meio científico para se referir exatamente à mesma coisa que o termo espírito se refere no meio ocultista. Ora, se “você” é um meme (espirito, pensamento) encarnado, dizer que “você” é escravo de seus memes é o mesmo que dizer que “você” é escravo de “você” mesmo, não faz sentido. Por outro lado, dizer que seu corpo é escravo de “você” mesmo (de seu espírito, seus memes, pensamentos) faz mais sentido e está de acordo tanto com as idéias de Dawkins como com as idéias ocultistas.

Infelizmente, alguns memes ainda supervalorizam seus corpos, acreditando que morrerão juntos com esses corpos, isso inverte um pouco lógica tornando em muitos casos “você” escravo de seu corpo. O dia em que todos conseguirem conhecer a si mesmo, os escravos servirão.

Anúncios

Sobre birutaibm

Estudo ocultismo desde os 14 anos de idade, fui iniciado DeMolay aos 17, estou me preparando para entrar para FRA (uma fraternidade rosacruz). Sou graduado em Informática Biomédica, mestre em Física Aplicada a Medicina e Biologia (mais computação que física mesmo), doutorando na mesma área. Meu perfil no Modelo de Myers-Briggs é INTJ (fiz dois testes diferentes e o resultado foi esse em ambos). Enfim ainda não sei muito sobre mim.
Esse post foi publicado em ocultismo. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Somos escravos de nossos genes/memes?

  1. Pingback: O Sentido Da Vida | Idéia Biruta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s