O Que É A Bíblia?

Nesse post quero desfazer um mal entendido causado provavelmente por algum religioso com pouco conhecimento de religião. A afirmação de que a bíblia é a palavra de Deus. Bem, de certa forma isso está certo, mas somente com uma interpretação mais aprofundada do que é Deus e de como ele age. Não é ao pé da letra, um Deus material que segura uma caneta e escreve um livro chamado bíblia.

A bíblia nem mesmo é um livro! A bíblia é uma coleção de textos: entre eles livros, cartas, letras de música, orações, etc. Cada texto foi escrito por uma pessoa diferente, em um lugar diferente, com uma cultura diferente. Nada mais natural, portanto, que esses textos não concordem totalmente uns com os outros em várias questões. O que eles tem em comum é o assunto, todos tentam falar de um Deus único, criador de tudo o que existe, e cada um contribui com o seu entendimento dessa entidade.

Dentre esses textos alguns são totalmente alegóricos, como os que compõem o livro do Gênesis e o livro do Apocalipse, respectivamente primeiro e ultimo livros da bíblia. Outros textos definem as leis a serem seguidas por um povo em particular em uma época em particular (em uma sociedade teocrática isso é visto como sendo sobre Deus). Outros ainda se referem a rituais e liturgia da religião da época. Outros a ensinamentos morais. Outros a história de um povo.

Ainda hoje novos textos continuam sendo escritos sobre esse Deus por judeus, cristãos e muçulmanos. Se assustou com esse último? O islamismo fala do mesmo Deus que o judaísmo e o cristianismo, inclusive incluindo personagens como Jesus em seus texto, apenas o rebaixam de Messias a Profeta. E Jesus foi um judeu que discordou de alguns aspectos do judaísmo.

Textos sobre Deus devem ser lidos não como a palavra final, mas como a opinião e entendimento de uma pessoa sobre o assunto. Se deve ser seguido ou não por você? Reflita e responda você mesmo. O autor te convenceu? Em que pontos ele parece estar certo? Em que ponto ele parece estar errado? Discuta o assunto com outras pessoas, mas não para impôr a sua opinião e sim para encontrar seus pontos fortes e fracos, conhecer o outro e, principalmente conhecer a si mesmo.

Anúncios

Sobre birutaibm

Estudo ocultismo desde os 14 anos de idade, fui iniciado DeMolay aos 17, estou me preparando para entrar para FRA (uma fraternidade rosacruz). Sou graduado em Informática Biomédica, mestre em Física Aplicada a Medicina e Biologia (mais computação que física mesmo), doutorando na mesma área. Meu perfil no Modelo de Myers-Briggs é INTJ (fiz dois testes diferentes e o resultado foi esse em ambos). Enfim ainda não sei muito sobre mim.
Esse post foi publicado em ocultismo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s