Os Mitos da Astrologia II

Continuando a série de mitos sobre a astrologia, vou falar de um que vira-mexe aparece na mídia: “A astrologia está toda errada, pois quando dizem o Sol está em Áries, por exemplo, ele está em Peixes”. Comentários desse tipo são feitos por pessoas que não sabem o que são signos do zodíaco. Então vamos tentar entender o que eles são.

Primeiro faça a seguinte experiência: Consiga uma bússola confiável e de boa precisão. Pelo período de um ano, observe o pôr do Sol todos os sábados (ou todos os dias se quiser mais resolução) de um mesmo lugar e anote data e direção (segundo a bússola) em que o Sol se pôs.

Quer saber de antemão o que você irá ver? Bem, a sua primeira surpresa, provavelmente, será que o Sol não se põe na direção oeste exatamente. Depois desse um ano, você vai perceber que, a partir de agora ele se põe cada dia mais ao sul que no dia anterior (agora ele está se pondo a norte do oeste), por volta de 23 de setembro chegará a se por no oeste, continuando cada vez mais ao sul até atingir o pico por volta de 21 de dezembro, então começará a se por cada dia mais ao norte, chegando novamente no oeste por volta de 21 de março, e continuando até o pico do norte por volta de 21 de junho, fechando o ciclo.

Ficou curioso em saber o por quê? Pesquise sobre “estações do ano”.

Agora que você já observou essa mudança de posição do sol, anotou e descobriu que ela segue um ciclo vamos dividir esse ciclo em algumas partes. Quando o sol passa do sul para o norte se pondo exatamente no oeste, diga que o sol está entrando em “setor 1”. Quando ele atinge o máximo do norte diga que ele está entrando no “setor 4”. Quando ele passa de norte para sul se pondo no oeste diga que ele está entrando no “setor 7”. Quando ele atinge o máximo do sul diga que ele está entrando no “setor 10”. Divida cada uma dessas partes em três iguais, então você terá entre os setores 1 e 4, os setores 2 e 3, por exemplo, totalizando assim 12 setores.

“Poxa biruta, achei que você fosse falar dos signos. Quanta enrolação!” Calma leitor, eu já falei dos signos. Não encontrou? Bem, é que esqueci de mencionar que dizer que o Sol está no setor 1 é a mesma coisa que dizer que ele está em Áries, setor 2 é Touro, 3 é Gêmeos, 4 é Câncer (pesquise sobre Trópico de Câncer), 5 é Leão, 6 é Virgem, 7 é Libra, 8 é Escorpião, 9 é Sagitário, 10 é Capricórnio (pesquise sobre Trópico de Capricórnio), 11 é Aquário e 12 é Peixes.

“Ta legal sabichão, e onde entram as constelações?” Elementar meu caro leitor, as constelações são os pontos fixos através dos quais as pessoas se orientavam antigamente, sem bússolas e outras parafernálias tecnológicas. Em alguns momentos elas coincidiram com os signos, mas dizer que elas determinam o inicio e o final de cada signo é o mesmo que dizer que o Cruzeiro do Sul determina a direção sul, ele só aponta para a direção e caso ele mude algum dia isso não mudará o sul da Terra.

Agora é com vocês, utilizem os comentários para deixar suas críticas sobre esse post ou sobre astrologia para os posts futuros de “Os Mitos da Astrologia”.

Anúncios

Sobre birutaibm

Estudo ocultismo desde os 14 anos de idade, fui iniciado DeMolay aos 17, estou me preparando para entrar para FRA (uma fraternidade rosacruz). Sou graduado em Informática Biomédica, mestre em Física Aplicada a Medicina e Biologia (mais computação que física mesmo), doutorando na mesma área. Meu perfil no Modelo de Myers-Briggs é INTJ (fiz dois testes diferentes e o resultado foi esse em ambos). Enfim ainda não sei muito sobre mim.
Esse post foi publicado em ocultismo. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Os Mitos da Astrologia II

  1. Pingback: Os Mitos da Astrologia IV | Idéia Biruta

  2. Pingback: Entendendo os Signos do Zodíaco | Idéia Biruta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s