Astronomia X Astrologia

Façam um esforço. Eu sei que é difícil, mas tentem imaginar que o relógio já existia milhões de anos antes da espécie humana aparecer por aqui. Quando você conseguir imaginar isso, vá mais além e imagine que duas pessoas encontraram esse fantástico e misterioso instrumento e, curiosas como qualquer ser humano decidiram estudá-lo.

Um deles – muito focado em seu objetivo de entender o fantástico instrumento criado pela natureza, ou quem sabe por formas de vidas anteriores à nossa – observou apenas o relógio, e o fez com tanta dedicação que se tornou capaz de prever para onde iria cada ponteiro em cada momento, quando chegaria em determinada posição, qual era mais rápido e qual era mais lento, qual o trajeto que cada ponteiro fazia, enfim, nosso primeiro curioso conseguiu formular um modelo (ou conjunto fechado de modelos) capaz de descrever em detalhes tudo que aquele objeto fazia.

O outro – com muita tendência a olhar para o todo ao invés de se focar em algo de cada vez, mas ainda assim disposto a estudar aquele misterioso instrumento ali deixado pelos deuses antigos – observou que quando os ponteiros atingiam aproximadamente determinada posição o céu clareava ou escurecia, em outra determinada posição o dia atingia seu pico de temperatura, outras configurações dos ponteiros ocorriam juntas ainda com mudança de estações, períodos de plantio ou colheita e até mesmo mudanças na personalidade média de um grupo de pessoas.

Tudo bem, você deve estar me xingando e perguntando, “mas o que isso tudo tem a ver com astronomia e astrologia?”. Então aqui vai a resposta para quem ainda não tenha percebido.

O misterioso e fantástico instrumento que já existia antes de nós, na verdade não se refere exatamente ao relógio, mas sim ao céu (ou sistema solar, se preferir restringir mais). Quanto aos dois curiosos/estudiosos de que falo, são personificações de duas classes de estudiosos, astrônomos (que cito primeiro) e astrólogos (que cito em seguida).

Agora que conseguiram ler de mente aberta este texto, decidam por si mesmos quem ganha essa luta entre astronomia e astrologia. Minha opinião pessoal é de que essa luta nunca existiu realmente, já que cada um está interessado em conhecer um aspecto diferente do nosso misterioso e fantástico relógio.

PS: Não pretendo dizer quais teorias de cada lado estão certas e erradas, não tenho conhecimento suficiente de nenhum dos dois para tanto. Apenas quero mostrar que um não exclui nem apóia o outro, são apenas dois conhecimentos diferentes.

Anúncios

Sobre birutaibm

Estudo ocultismo desde os 14 anos de idade, fui iniciado DeMolay aos 17, estou me preparando para entrar para FRA (uma fraternidade rosacruz). Sou graduado em Informática Biomédica, mestre em Física Aplicada a Medicina e Biologia (mais computação que física mesmo), doutorando na mesma área. Meu perfil no Modelo de Myers-Briggs é INTJ (fiz dois testes diferentes e o resultado foi esse em ambos). Enfim ainda não sei muito sobre mim.
Esse post foi publicado em ocultismo. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Astronomia X Astrologia

  1. Pingback: Os Mitos da Astrologia I | Idéia Biruta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s