Qualidade de ensino público x particular

Para tentar demonstrar a impossibilidade de um ensino público de qualidade maior ou igual ao ensino particular vamos partir das seguintes suposições:

  1. A qualidade do ensino deve ser proporcional a quantidade de dinheiro disponível para ele, afinal, quanto mais dinheiro para investir em equipamentos, salário e instalações, melhor se espera que seja o serviço prestado em qualquer área, inclusive educação.
  2. A qualidade do ensino deve ser inversamente proporcional a quantidade de alunos, afinal, quanto maior a demanda por um serviço, menor a atenção individual que o prestador do serviço pode oferecer a cada consumidor do serviço, inclusive na relação professor-aluno.

Combinando essas duas suposições conclui-se que a qualidade do ensino é proporcional a razão entre dinheiro disponível e alunos matriculados (dinheiro/aluno).

Suponha que o ensino público tem qualidade igual ou maior ao ensino particular. Imediatamente os alunos do ensino particular passarão para o ensino público, já que desta forma tem um ensino melhor ou igual gastando menos. Mas como a arrecadação de dinheiro destinado à educação pública não aumenta nossa relação dinheiro/aluno diminui, o que significa diminuição da qualidade do ensino público. Por outro lado, no ensino particular o dinheiro diminui quando os alunos que passaram para o ensino público deixaram de dar dinheiro para a escola particular, porém o número de alunos também diminuiu, o que mantem a razão dinheiro/aluno aproximadamente constante, assim como a qualidade do ensino particular.

Uma vez que o ensino público piore e o particular mantenha um bom nível, poderá ocorrer passagem de alunos do ensino público para o particular. Essa mudança mais uma vez não altera a qualidade do ensino particular, mas melhora a do ensino público. Porém ao se aproximar de uma qualidade igual voltamos à situação inicial, onde a qualidade do ensino público volta a cair.

Como o dinheiro disponível para a educação pública não está diretamente relacionado com a quantidade alunos nesta rede, a unica maneira de manter um ensino público de qualidade maior ou igual ao ensino particular seria tornar o dinheiro disponível para a o ensino público tão alto que exigisse mensalidades impraticáveis no ensino particular. Isso levaria a falência as escolas particulares, mas acredito que o governo quebraria antes de conseguir tal prodígio.

Análise um tanto desanimadora, mas temos que encarar a realidade!

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Sobre birutaibm

Estudo ocultismo desde os 14 anos de idade, fui iniciado DeMolay aos 17, estou me preparando para entrar para FRA (uma fraternidade rosacruz). Sou graduado em Informática Biomédica, mestre em Física Aplicada a Medicina e Biologia (mais computação que física mesmo), doutorando na mesma área. Meu perfil no Modelo de Myers-Briggs é INTJ (fiz dois testes diferentes e o resultado foi esse em ambos). Enfim ainda não sei muito sobre mim.
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